Se você está adiando a elaboração de uma redação porque não sabe por onde começar, o ChatGPT pode ajudar com essa e muitas outras tarefas de redação.
Os recursos avançados do ChatGPT criaram uma enorme demanda, com a ferramenta de IA acumulando mais de 100 milhões de usuários em dois meses após o lançamento. Um dos recursos de maior destaque foi sua capacidade de compor todos os tipos de texto em segundos, incluindo músicas, poemas, histórias para dormir e ensaios.
Ao contrário da opinião popular, o ChatGPT pode fazer muito mais do que apenas escrever uma redação para você (o que seria considerado plágio). O que é mais útil é como ele pode ajudar a orientar seu processo de redação. Mostramos a você como usar o ChatGPT para escrever e ajudar, além de outras dicas úteis de redação, abaixo.
Como o ChatGPT pode ajudá-lo a escrever uma redação
Se você estiver procurando maneiras de usar o ChatGPT para apoiar ou substituir sua redação, aqui estão cinco maneiras diferentes para explorar.
Também vale a pena observar, antes de começar, que outros chatbots de IA podem produzir os mesmos resultados que o ChatGPT, ou são ainda melhores, dependendo de suas necessidades.
Por exemplo, o Bing Chat tem acesso à Internet, portanto, pode obter suas respostas a partir de informações recentes e eventos atuais. Ele também inclui notas de rodapé com links para a fonte original de todas as suas respostas. Isso o torna uma ferramenta mais valiosa se você estiver escrevendo um trabalho sobre um evento mais recente ou se quiser verificar suas fontes.
Independentemente da alternativa escolhida, você pode usar todas as dicas abaixo para aproveitar ao máximo os prompts e a assistência da IA.
1. Use o ChatGPT para gerar ideias de redação
Antes mesmo de começar a escrever uma redação, você precisa desenvolver a ideia. Quando os professores atribuem redações, geralmente dão aos alunos uma sugestão que lhes dá margem para sua própria expressão e análise.
Como resultado, os alunos têm a tarefa de encontrar o ângulo para abordar a redação por conta própria. Se você escreveu uma redação recentemente, sabe que encontrar o ângulo é geralmente a parte mais complicada – e é aí que o ChatGPT pode ajudar. Para usar o ChatGPT gratuitamente, clique aqui.
Tudo o que você precisa fazer é inserir o tópico da tarefa, incluir o máximo de detalhes que desejar – como o que está pensando em abordar – e deixar que o ChatGPT faça o resto. Por exemplo, com base em uma solicitação de trabalho que tive na faculdade, perguntei:
Você pode me ajudar a ter uma ideia de tópico para este trabalho: “Você escreverá um trabalho de pesquisa ou estudo de caso sobre um tópico de liderança de sua escolha.” Gostaria que ele incluísse a Grade de Liderança Gerencial de Blake e Mouton e possivelmente uma figura histórica.
Em poucos segundos, o chatbot produziu uma resposta que me forneceu o título da redação, opções de figuras históricas nas quais eu poderia focar meu artigo e insights sobre quais informações eu poderia incluir em meu artigo, com exemplos específicos de um estudo de caso que eu poderia usar.
2. Use o chatbot para criar um esboço
Depois de ter um tópico sólido, é hora de começar a fazer um brainstorming sobre o que você realmente deseja incluir na redação. Para facilitar o processo de redação, eu sempre crio um esboço, incluindo todos os diferentes pontos que quero abordar em minha redação. Entretanto, o processo de redação do esboço costuma ser tedioso.
Com o ChatGPT, tudo o que você precisa fazer é pedir que ele o escreva para você.
Usando o tópico que o ChatGPT me ajudou a gerar na primeira etapa, pedi ao chatbot que escrevesse um esboço para mim, dizendo:
Você pode criar um esboço para um artigo, “Examinando o estilo de liderança de Winston Churchill por meio da grade de liderança gerencial de Blake e Mouton”.
Após alguns segundos, o chatbot produziu um esboço holístico dividido em sete seções diferentes, com três pontos diferentes em cada seção.
Esse esboço é completo e pode ser condensado para um ensaio mais curto ou elaborado para um trabalho mais longo. Se você não gostar de algum ponto ou quiser ajustá-lo ainda mais, poderá fazê-lo manualmente ou com mais instruções para o ChatGPT.
Conforme mencionado anteriormente, como o Bing Chat está conectado à Internet, se você usar o Bing Chat para produzir o esboço, ele incluirá links e fontes, agilizando ainda mais o processo de redação.
3. Utiliza ChatGPT para encontrar fuentes
Ahora que sabes exactamente lo que quieres escribir, es hora de encontrar fuentes fiables para obtener la información. Si no sabes por dónde empezar, puedes preguntarle a ChatGPT.
Todo lo que tienes que hacer es pedirle que busque fuentes para el tema de tu ensayo. Por ejemplo, yo le pedí lo siguiente:
¿Puedes ayudarme a encontrar fuentes para un ensayo, “Examinar el estilo de liderazgo de Winston Churchill a través de la cuadrícula de liderazgo directivo de Blake y Mouton”.
El chatbot mostró siete fuentes, con una viñeta para cada una que explicaba de qué fuente se trataba y por qué podía ser útil.
La única advertencia que hay que tener en cuenta al utilizar ChatGPT para buscar fuentes es que no tiene acceso a información posterior a 2021, por lo que no podrá sugerir las fuentes más recientes. Si quieres información actualizada, siempre puedes utilizar Bing Chat.
4. Utiliza ChatGPT para escribir un ensayo de muestra
Cabe señalar que si tomas el texto directamente del chatbot y lo envías, tu trabajo podría considerarse una forma de plagio, ya que no es tu obra original. Al igual que con cualquier información tomada de otra fuente, el texto generado por una IA debe estar claramente identificado y acreditado en tu trabajo.
En la mayoría de las instituciones educativas, las sanciones por plagio son severas, y van desde el suspenso hasta la expulsión del centro.
Si quieres que ChatGPT cree un texto de muestra, introduce el tema, la longitud deseada y observa lo que genera. Por ejemplo, introduzco el siguiente texto:
¿Puedes escribir una redacción de cinco párrafos sobre el tema “Examen del estilo de liderazgo de Winston Churchill a través de la parrilla de liderazgo directivo de Blake y Mouton”?
En cuestión de segundos, el chatbot me dio el resultado exacto que necesitaba: un ensayo coherente de cinco párrafos sobre el tema que podía utilizar para guiar mi propia escritura.
Llegados a este punto, conviene recordar cómo funcionan herramientas como ChatGPT: juntan palabras de una forma que consideran estadísticamente válida, pero no saben si lo que dicen es cierto o exacto.
Como resultado, el resultado que recibas puede incluir hechos o detalles inventados u otras rarezas. La herramienta no será capaz de crear un trabajo original porque simplemente está agregando todo lo que ya ha absorbido. El resultado puede ser un punto de partida útil para tu propio trabajo, pero no esperes que sea inspirado o preciso.
5. Utiliza ChatGPT para coeditar tu ensayo
Una vez que hayas escrito tu propia redacción, puedes utilizar las funciones avanzadas de redacción de ChatGPT para que la edite por ti.
Sólo tienes que decirle al chatbot lo que quieres que edite. Por ejemplo, yo le pedí que editara nuestra redacción de cinco párrafos para comprobar la estructura y la gramática, pero otras opciones podrían haber incluido la fluidez, el tono y mucho más.
Cuando le pidas que edite tu redacción, te pedirá que pegues el texto en el chatbot. A continuación, ChatGPT mostrará tu redacción con las correcciones realizadas. Esta función es especialmente útil porque ChatGPT edita tu redacción más a fondo que una herramienta de corrección básica, ya que va más allá de la simple comprobación de la ortografía.
También puedes co-editar con el chatbot, pidiéndole que eche un vistazo a un párrafo o frase específica, y pidiéndole que reescriba o corrija el texto para mayor claridad. Personalmente, encuentro esta función muy útil.